sexta-feira, 25 de julho de 2008

CBGB - templo do rock!

Há bastante tempo atrás, vi uma reportagem sobre o ex-CBGB que me chamou muito a atenção, mas como eu não tinha um blog para compartilhar, não tive como repassar p/ ninguém (egosíta né? pois eu poderia ter passado por e-mail. . . . bom, já foi!).


Ele foi fundado em 1973 por um homem chamado Hilly Cristal e fechou no dia 15 de outubro de 2006 (que penaa!). Nesses 33 anos de atividades, passaram pelo palco bandas como Ramones, Blondie, Talking Heads, Patti Smith, entre centenas de outras. E algumas que eu particularmente gosto muuuito, como: Chevelle, Disturbed, Hatebreed, Korn, Madonna, Smashing Pumpkins, Superjoint Ritual, Tool. . .
Veja outras muitas bandas que tocaram lá:
Bandas que tocaram no CBGB


Ramones, tocando no palco do CBGB

O lugar se tornou obrigatório para as bandas que passavam por Nova Iorque, virou uma instituição, os berço do Punk Rock americano. Só tinha uma regra pra poder tocar ali: tocar música original. Nada de cover. Hilly só abria exceção pros Ramones e pro Television.


A Barbie e o Ken dando uma passadinha por lá.

E assim o CBGB permaneceu por décadas, como um celeiro musical, até que o bairro foi ficando mais caro, as lojas bagaceiras foram saindo, os pontos comerciais e os prédios foram sendo reformados e a Bleecker e a Bowery encareceram. Nos anos 90 os shows de Hardcore no CBGB traziam uma galera da pesssssssada pro lugar e os vizinhos começaram a reclamar.



E foi numa disputa sobre o valor do aluguel que conseguiram fechar o lugar. Hilly saiu de lá, muita gente protestou com o fechamento do clube. O fim veio na data que falei, 15/10/2006 com um Show da Patti Smith, que é uma das crias da casa.


Hilly Cristal, fundador do CBGB

Fato é que, atualmente, o ex-clube nova-iorquino virou uma loja de moda masculina do estilista John Varvatos. Ele teve a brilhante idéia de utilizar o local do jeito que estava (claro, com uma "lavadinha" antes!!) para unir o glamur da moda com a rebeldia do local. O estilista preservou muita coisa do lugar, como os famosos banheiros imundíssimos que entraram para a história do rock.


O banheiro de Sid Vicious e Nancy. . .

Me lembrou desse assunto: Thais Losso

E sim, eu postei nos dois blog's! ;)

Um comentário:

Guizaum disse...

O que eu acho legal dese bar...além da podridào que é o que eu adoro...
é a limpeza das privadas contrastando com a sujeira do banheiro!

E nao tocou ninguem interessante lá, kd calypso, kd Creu?!

Ahh fala sério!

Ps: sempre que eu vejo esse bar, eu me lembro do guitar hero!