quarta-feira, 13 de agosto de 2008

PP - Para Pensar!

Ontem tive aula de 'Redação Publicitária' com um professor novo e ótimo: Júlio Furtado. Digo novo porque na semana passada foi como se nem fosse aula, ele acabou fazendo uma apresentação dele mesmo e falando sobre como é o perfil do publicitário (aula introdutória que durou 3 horas, mas tudo bem) . Nem preciso dizer que me identifiquei horroooores quando ele disse que "grande parte dos publicitários são músicos"!!

No começo fiquei com medo sabe, pois ele já chegou com uma pergunta na ponta da língua: "Quantos livros vocês lêem por mês? E essa nem é a pergunta correta, que seria: Quantos livros vocês lêem por semana!"
Nem quis perguntar se contava o livro de Sex And The City (que por sinal eu nem estava lendo mais, li nas férias de dezembro/janeiro), o livro do Michelangelo que ganhei do meu namorado (ainda quando eu queria fazer arquitetura) ou então alguns blogs na internet que leio constantemente. Foi aí que ele me deixou mais tranqüila quando disse "Vocês tem que ler qualquer coisa!! De poesia até revista pornô!". Embora eu não me encaixe em nenhum desses itens que ele citou (não vejo revistas pornô e nunca gostei muito de poesia), fiquei aliviada pois englobei blogs, sites, jornais e cinema como o "qualquer coisa!" que ele quis dizer.

Foi então que ele começou a declamar algumas poesias que ele gostava, com o tema "a pessoa amada", para que a gente pudesse identificar os diferentes tipos de linguagem de cada autor. Derrepente ele leu uma linda carta (na verdade, um e-mail), que contava uma história de dois amigos e logo depois comunicava a morte de um deles para as pessoas que estivessem lendo. E ele disse: "Vocês precisam ler, para ter bagagem e conteúdo para poder escrever. Não precisam escrever poesia, ou histórias, novelas. . . Apenas escrevam."
Nessa hora eu começei a lembrar que eu tinha um blog, e que às vezes eu nem dava muita importância para isso. Escrevia quando dava, ou nem escrevia. Colocava um monte de imagens legais que eu gostava, como se quisesse dizer "ufa, pelo menos eu postei!!".

Isso tudo serviu para que esse professor me fizesse pensar sobre as coisas que ainda faltam. Faço um curso incrível, em uma faculdade muito boa, trabalho na área, me esforço ao máximo sempre . . mas faltam algumas horas de leitura ou escrita. Isso não significa que eu vá comer livros a partir de hoje, mas graças a ele, posso pensar a respeito!




Um comentário:

Guizaum disse...

Nossa, como eu adorava as aulas de redação Publicitária.
É excelente pra aprimorar o nosso poder de síntese!


Bjaum!